Neuro-arquitetura

Victor Moraes • 19 de outubro de 2021

Você sabe o que é Neuro-arquitetura?

Você já ouviu falar em Neuro-arquitetura? Ela é uma nova tendencia da arquitetura em que arquitetos do Brasil e do mundo estão se especializando, ela busca trazer ambiente mais humanizados ao invés de ser construído pensando nos princípios estéticos e funcionais.


A Neuro-arquitetura é basicamente o uso da neurociência na arquitetura, dessa maneira fazendo ambientes que podem trazer melhorias para pessoas ou cada vez mais fornecendo experiencia melhores e mais saudáveis. A Neuro-arquitetura faz uso de gatilhos que ativam partes do celebro, como cores, texturas, iluminação, biofilia entre outros.



 A Neuro-arquitetura usa de muitos recursos para fazer o ambiente melhor, uma das formas é o layout do local, pois conforme os objetos e moveis estão dispostos, os hábitos das pessoas que passam por ali muda, muda a forma de enxergar o espaço e de interação com ele. Por exemplo a mesa de um escritório, se ela esta encostada na parede, a pessoa tem uma sensação de espaço sobre a mesa diferente do que se ela estivesse no meio da sala.



Outro recurso bastante usado é a iluminação e cores, pois dependendo da iluminação a pessoa pode se sentir sonolenta ou alerta, dependendo da cor a pessoa sente emoções diferentes no local. Por exemplo a luz artificial fria deixa as pessoas no ambiente mais ligadas, e as lâmpadas quentes deixam o ambiente mais tranquilo; As cores mais escuras fazem o ambiente mais serio e cores claras deixam o ambiente mais lúdico, influenciando até o humor.

A Neuro-arquitetura tem diversos recurso muitos valiosos para serem usados, desde a acústica ate a biofilia. Tudo no ambiente influencia a experiência da pessoa em quanto estiver nele, tendo que ser pensado cada detalhe para trazer o máximo de aproveitamento de espaço. 

Compartilhar

Por Camila Brito 29 de janeiro de 2026
À medida que os escritórios se tornam mais inteligentes, conectados e sustentáveis, o BMS se consolida como uma solução essencial.
Por Camila Brito 27 de janeiro de 2026
Mais do que escolher um termo, o importante é entender o cenário, as necessidades do negócio e o estágio do imóvel.
Por Camila Brito 22 de janeiro de 2026
No final, o projeto executivo não é um custo extra — é uma ferramenta estratégica que protege o investimento e entrega resultados mais eficientes, dentro do prazo e do orçamento.
Por Camila Brito 21 de janeiro de 2026
Adaptar o escritório ao modelo híbrido não é sobre fazer mais obras, e sim sobre fazer escolhas mais inteligentes.
Por Camila Brito 20 de janeiro de 2026
No fim, aplicar engenharia de valor é pensar de forma estratégica, buscando soluções que entregam eficiência, economia e melhores resultados para todos os envolvidos.
Por Camila Brito 16 de janeiro de 2026
Construir com responsabilidade é pensar no presente sem comprometer o futuro — e a engenharia tem papel fundamental nesse processo.
Mostrar mais