Neuro-arquitetura

Victor Moraes • 19 de outubro de 2021

Você sabe o que é Neuro-arquitetura?

Você já ouviu falar em Neuro-arquitetura? Ela é uma nova tendencia da arquitetura em que arquitetos do Brasil e do mundo estão se especializando, ela busca trazer ambiente mais humanizados ao invés de ser construído pensando nos princípios estéticos e funcionais.


A Neuro-arquitetura é basicamente o uso da neurociência na arquitetura, dessa maneira fazendo ambientes que podem trazer melhorias para pessoas ou cada vez mais fornecendo experiencia melhores e mais saudáveis. A Neuro-arquitetura faz uso de gatilhos que ativam partes do celebro, como cores, texturas, iluminação, biofilia entre outros.



 A Neuro-arquitetura usa de muitos recursos para fazer o ambiente melhor, uma das formas é o layout do local, pois conforme os objetos e moveis estão dispostos, os hábitos das pessoas que passam por ali muda, muda a forma de enxergar o espaço e de interação com ele. Por exemplo a mesa de um escritório, se ela esta encostada na parede, a pessoa tem uma sensação de espaço sobre a mesa diferente do que se ela estivesse no meio da sala.



Outro recurso bastante usado é a iluminação e cores, pois dependendo da iluminação a pessoa pode se sentir sonolenta ou alerta, dependendo da cor a pessoa sente emoções diferentes no local. Por exemplo a luz artificial fria deixa as pessoas no ambiente mais ligadas, e as lâmpadas quentes deixam o ambiente mais tranquilo; As cores mais escuras fazem o ambiente mais serio e cores claras deixam o ambiente mais lúdico, influenciando até o humor.

A Neuro-arquitetura tem diversos recurso muitos valiosos para serem usados, desde a acústica ate a biofilia. Tudo no ambiente influencia a experiência da pessoa em quanto estiver nele, tendo que ser pensado cada detalhe para trazer o máximo de aproveitamento de espaço. 

Compartilhar

Por Camila Brito 24 de abril de 2025
Uma arquitetura eficiente vai muito além da estética — ela representa economia, conforto, inovação e responsabilidade.
Por Camila Brito 23 de abril de 2025
Derrubar paredes pode ser o primeiro passo para construir uma cultura mais colaborativa, eficiente e conectada. Mas essa decisão deve ser estratégica e pensada com cuidado, respeitando a identidade da empresa e as necessidades reais de cada equipe.
Por Camila Brito 16 de abril de 2025
O design corporativo de 2026 será centrado nas pessoas, flexível, conectado à tecnologia e comprometido com o futuro do planeta.
Por Camila Brito 14 de abril de 2025
Adaptar um escritório pequeno para uma equipe em expansão exige criatividade, planejamento estratégico e, principalmente, soluções que valorizem cada centímetro disponível.
Por Camila Brito 11 de abril de 2025
Projetar um escritório acessível é um passo importante para construir ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.
Por Camila Brito 8 de abril de 2025
O ambiente de trabalho vai muito além de mesas e cadeiras. O layout do escritório tem impacto direto na performance da equipe, na forma como as pessoas interagem e até na produtividade diária.
Mostrar mais