8 dicas para quem quer reformar o ponto comercial

Victor Moraes • 10 de maio de 2021

 8 dicas para quem quer reformar o ponto comercial

Reformar um ponto comercial é um investimento importante em seu negócio, porque ele é capaz de atrair consumidores e é nesse espaço que você recebe seus clientes. Então, tem que causar uma boa impressão. 

Porém, reformar esse ambiente requer bastante planejamento para que o resultado saia como esperado e seja de qualidade. Pensando nisso, listamos aqui 8 dicas para você reformar seu ponto comercial e obter um ótimo resultado. Continue lendo e confira!


1. Descubra quais são as normas para pontos comerciais

Os pontos comerciais sempre devem seguir certas normas da Prefeitura para obterem o alvará de funcionamento. Em algumas cidades, por exemplo, é preciso garantir a acessibilidade no local e respeitar os limites de ocupação das calçadas.
Sendo assim, antes de fazer o projeto de sua reforma, você deve verificar o que é permitido e o que não é nos pontos comerciais de seu município. Dessa forma, terá a certeza de que sua empresa continuará funcionando de acordo com a lei.
Dependendo do campo d e atuação do negócio, podem haver regras municipais, estaduais ou federais específicas para ele. Então, lembre-se de conferir se existem normas voltadas para o ramo de sua empresa para considerá-las em seu projeto.
Além disso, se o seu ponto for alugado ou em um prédio comercial, você também deve falar com o proprietário para descobrir o que pode ou não ser feito no seu espaço.

2. Pense no desempenho do negócio para programar a reforma

Fechar a empresa para fazer a reforma nem sempre é uma opção viável. Nesse caso, é preciso pensar bem no desempenho do negócio durante o ano para decidir qual é a melhor época para fazer as mudanças no ambiente.
Se você não puder fechar sua empresa, por exemplo, analise em qual época do ano ela tem menos vendas. Esse é o melhor momento para fazer a reforma, porque o local fica mais vazio.
Dessa maneira, os clientes não atrapalharão tanto os profissionais da obra e a desorganização causada pela reforma não perturbará muito os consumidores. Ainda, ao fazer as manutenções em uma época mais tranquila, você consegue acompanhar mais de perto a reforma.
Já se preferir e for possível fechar o local durante a reforma, você também pode optar por essa alternativa e fechá-lo em uma época mais tranquila.

3. Contrate bons profissionais

Após saber quais normas deve seguir e em que época do ano deseja fazer a reforma, procure bons profissionais para a criação e execução do projeto.
Para encontrar profissionais adequados, pesquise opções em sua região e converse bastante com a equipe das empresas e com os profissionais que está considerando contratar.
Se possível, pergunte para outros comerciantes se eles já fizeram reformas em seus pontos, com quem e o que acharam do trabalho realizado. Assim, você terá mais segurança na contratação e a certeza de que o resultado será de qualidade.

4. Defina um prazo realista

Reformas são atividades complexas, em que podem ocorrer imprevistos. Por isso, os atrasos são comuns nesse tipo de obra. Então, lembre-se de conversar muito com o responsável pela reforma para definir um prazo realista para a finalização dela.
Ou seja, um prazo que considere todas as etapas do serviço e possíveis imprevistos. Dessa maneira, você consegue planejar melhor a abertura de sua empresa ou seu retorno em capacidade total.

5. Faça uma iluminação de qualidade

Uma boa iluminação melhora a aparência do ambiente, consegue torná-lo mais aconchegante e até fazer com que ele pareça mais amplo. Portanto, lembre-se de dar uma atenção extra à iluminação no projeto e de contratar um profissional experiente para fazer essas instalações em seu ponto comercial.
Não se esqueça também de fazer manutenções nas instalações elétricas, se necessário, já que elas são bastante utilizadas em estabelecimentos comerciais.

6. Garanta um bom conforto acústico e térmico

Seus clientes precisam se sentir bem dentro de seu ponto comercial. Assim, eles voltarão sem pensar duas vezes ao seu negócio. Já se os consumidores não se sentirem confortáveis, podem criar uma resistência a voltar para sua empresa.
Uma forma de garantir que eles se sentirão bem-recebidos é fornecer conforto acústico e térmico.
Se você tem um restaurante e a temperatura no ambiente é gelada, por exemplo, os clientes podem passar frio enquanto comem. Alguns podem até voltar depois disso, mas se ficarem com frio novamente, talvez desistam de seu restaurante.
Imagine agora se você fosse em uma loja com poluição sonora e, por isso, tivesse dificuldade para conversar com atendentes ou seus acompanhantes. Você voltaria a visitá-la?
Ao fornecer um bom conforto acústico e térmico, você ainda pode fazer com que as pessoas fiquem mais tempo em seu ponto comercial. E isso é muito positivo para suas vendas.

7. Deixe seu espaço mais funcional

Além de deixar o local mais atraente, a reforma de seu ponto é importante para torná-lo mais funcional. Para fazer as escolhas certas e otimizar seu espaço, pense bem na rotina do local e onde ficam localizados os banheiros, o escritório, o estoque e os provadores (dependendo do ramo de atuação de sua empresa).
Depois, converse com o arquiteto e o engenheiro responsáveis sobre essa rotina e a localização de pontos importantes. Juntos, vocês conseguirão encontrar formas de melhorar a segurança, a circulação de pessoas e do ar no ambiente.

8. Capriche na decoração

Por último, capriche na decoração do ponto comercial. Ela é fundamental para atrair os clientes e também ajuda a deixá-los mais confortáveis em seu negócio. Então, escolha os itens de ornamentação com cuidado e considere o estilo das pessoas que deseja encantar na hora de selecioná-los.
Assim, será mais fácil atrair o público imaginado para sua empresa. Lembre-se ainda de escolher itens que sejam fáceis de limpar, para simplificar a manutenção do espaço.
Fazer uma reforma em um ponto comercial não é uma tarefa simples, mas se você seguir essas dicas, facilitará a atividade e fará com que ela seja mais organizada.
Consequentemente, terá também um resultado muito satisfatório e positivo para seu negócio.
Portanto, anote essas dicas e não deixe de segui-las na reforma de seu espaço. Caso esteja procurando bons profissionais para o serviço ou queira tirar dúvidas sobre a reforma em seu ponto comercial, entre em contato conosco! 

Compartilhar

Por Camila Brito 12 de junho de 2025
Quando falamos em produtividade no ambiente de trabalho, muitos pensam em metas, processos ou ferramentas tecnológicas.
Por Camila Brito 10 de junho de 2025
Em um cenário corporativo cada vez mais acelerado, falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho deixou de ser um diferencial — passou a ser uma necessidade.
Por Camila Brito 9 de junho de 2025
A Internet das Coisas (ou Internet of Things, em inglês) é a tecnologia que permite que dispositivos físicos se conectem à internet e troquem dados entre si de forma automática.
Por Camila Brito 6 de junho de 2025
A diversidade tem se consolidado como um valor fundamental nas empresas modernas. Mas promover a inclusão vai além de políticas e discursos: ela precisa estar presente também no espaço físico.
Por Camila Brito 5 de junho de 2025
Atrair e reter talentos nunca foi tão desafiador. Em um mercado competitivo e dinâmico, as empresas precisam ir além de salários e benefícios: é preciso construir uma marca empregadora forte — o chamado employer branding.
Por Camila Brito 30 de maio de 2025
A maneira como nos sentimos em um espaço vai muito além da estética. O conforto, a concentração, a criatividade e até a motivação são influenciados por elementos que estimulam os nossos sentidos.
Mostrar mais