Qual o melhor tipo de Estrutura

Victor Moraes • 19 de outubro de 2021

Estrutura metálica ou de concreto?

Na hora de planejar uma obra precisamos decidir qual estrutura escolher, entre a de madeira, de concreto ou a metálica. Todas têm suas características e especificidades, que podem ser melhores ou piores para sua obra, desde custos até o tempo até ficar pronto varia, e cada obra tem suas exigências.


As diferenças já começam na execução, pois a estrutura metálica já vem pronta de fábrica, já a de concreto tem que ser produzida no local. Isso faz com que o concreto precise de mais funcionários, mas uma mão de obra menos especializada que para a estrutura metálica, o que faz encarecer a mão de obra por funcionário.



Pensando em prazos e custos, a estrutura metálica e fabricada dando a chance de começar a trabalhar na obra mais rapidamente, já que o concreto precisa do tempo de cura. Porem com isso a estrutura metálica tem um custo maior, e vai depender do projeto para decidir o que está mais apertado, tempo ou dinheiro.

A fundação necessária para cada tipo de estrutura também muda já que o peso das estruturas é diferente, sendo o concreto armado muito mais pesado, e precisando de uma fundação que aguente um peso estrutural maior. Além disso, para os revestimento e instalações, a estrutura metálica não age como bom isolante térmico e acústico, precisando de revestimento, e também de tratamento contra a corrosão e fogo.

No final das contas a decisão de qual estrutura usar vai depender do projeto, já que as duas estruturas têm suas vantagem e desvantagem e cumprem a função estrutural. Por isso ter uma boa empresa na condução do projeto, para entender os prazos, custos e necessidades e planejar a obra da melhor forma possível para o cliente.

Compartilhar

Por Camila Brito 29 de janeiro de 2026
À medida que os escritórios se tornam mais inteligentes, conectados e sustentáveis, o BMS se consolida como uma solução essencial.
Por Camila Brito 27 de janeiro de 2026
Mais do que escolher um termo, o importante é entender o cenário, as necessidades do negócio e o estágio do imóvel.
Por Camila Brito 22 de janeiro de 2026
No final, o projeto executivo não é um custo extra — é uma ferramenta estratégica que protege o investimento e entrega resultados mais eficientes, dentro do prazo e do orçamento.
Por Camila Brito 21 de janeiro de 2026
Adaptar o escritório ao modelo híbrido não é sobre fazer mais obras, e sim sobre fazer escolhas mais inteligentes.
Por Camila Brito 20 de janeiro de 2026
No fim, aplicar engenharia de valor é pensar de forma estratégica, buscando soluções que entregam eficiência, economia e melhores resultados para todos os envolvidos.
Por Camila Brito 16 de janeiro de 2026
Construir com responsabilidade é pensar no presente sem comprometer o futuro — e a engenharia tem papel fundamental nesse processo.
Mostrar mais