+55 (11) 2659-4825
Rua Funchal, 538 - 14º andar 
04551-060 | Vila Olímpia - SP 

Reforma de escritórios: como escolher uma construtora?

jul. 21, 2022

Reforma de escritórios: como escolher uma construtora?

Você percebe que está na hora de reformar seu escritório, mas está num dilema… como escolher a construtora ideal, de forma que a reforma fique do jeito que você sonha e sem intercorrências?


Esta é com certeza uma decisão muito importante, já que uma reforma representa um investimento considerável na sua empresa e que deve ser feita com muito planejamento, por isso alguns critérios são necessários ao escolher a construtora que será responsável pela reforma do seu escritório.


Por isso, para te ajudar nessa escolha pra lá de importante, preparamos esse artigo com dicas certeiras de como escolher a construtora ideal.


Reforma de Escritórios

Pontos que devem ser considerados ao escolher uma construtora

Selecionamos alguns pontos bem importantes que devem ser cuidadosamente considerados quando você for bater o martelo na escolha da construtora que irá conduzir o projeto de reforma do seu escritório.


Avalie cada um destes aspectos antes da escolha final, ok?


Avalie o tempo de mercado

Isso é bem importante já que as empreiteiras com má reputação permanecem ativas por pouco tempo no mercado, já que com o advento das redes sociais, a má fama se espalha rapidamente. 


Na contramão, as empresas de qualidade se consolidam no mercado e tendem a durar muito mais anos em atividade plena. Leve em consideração o seu tempo de mercado, pois esse certamente é um excelente indicativo de qualidade e confiança que a construtora tem.

Informe-se sobre o histórico da empresa

Apenas avaliar o tempo de mercado não é o suficiente para escolher a construtora que vai reformar seu escritório. 


Isso pois mesmo construtoras com longo tempo de mercado podem cometer deslizes, portanto, você também precisa levar em consideração o histórico da empresa ao longo dos anos de atuação.


Você pode fazer isso de várias maneiras:

  • elabore um levantamento sobre o conceito que ela tem no mercado;
  • pesquise os empreendimentos imobiliários que ela já construiu;
  • busque conversar com antigos clientes para descobrir se a experiência deles foi satisfatória; 
  • conhecer o padrão da empresa e sua relação de qualidade.


Perguntar para as pessoas sobre os profissionais que já trabalharam com eles dá uma boa ideia para saber se a empresa é de confiança, se cumpre o que promete e se costuma atrasar na entrega.


Busque informações sobre a saúde financeira

Procure saber sobre como anda a saúde das finanças da construtora - se realiza o pagamento dos funcionários e fornecedores corretamente e dentro do prazo.


Pesquise também descobrir se existem dívidas pendentes em bancos ou quaisquer outros problemas que sejam indicadores de que ela pode não ter condições financeiras de cumprir os compromissos assumidos - e deixar sua obra na mão.


Verifique se a construtora tem prêmios ou certificações na área de atuação

Construtoras com prestígio no mercado, que realizam seus serviços com excelência se tornam reconhecidas por instituições que fazem avaliações do mercado e concedem premiações aos destaques de cada nicho.


Construtoras premiadas são um indicativo de empresas que têm políticas de trabalho sérias e concretas, o que vai lhe oferecer mais tranquilidade ao escolher a construtora que vai reformar seu escritório.


Você pode verificar inclusive se a empresa possui certificados de qualidade de processos, como, por exemplo, a ISO 9001. 


Este certificado é entregue somente para empresas que possuem um rigoroso padrão produtivo e com extrema qualidade de entrega das obras concluídas.


Pesquise o currículo dos profissionais envolvidos

Aqui o primeiro passo antes de iniciar a reforma do seu escritório é contratar uma pessoa responsável por ela seja ela um:


  • arquiteto;
  • engenheiro civil;
  • tecnólogo com formação na área de construção.


Então, ao realizar essa escolha, não hesite em dar aquela espiada no currículo dos profissionais da construtora. É de suma importância saber por onde esse profissional atuou e suas certificações profissionais.


Verifique se os envolvidos no seu projeto possuem algum certificado de formação profissional, como:


  • certificado do CREA para engenheiros/tecnólogos/técnicos
  • certificado do CAU para arquitetos. 


Além disso, possuir diploma do Senai ou semelhante da área também é um indicador bem positivo.


Para os demais profissionais integrantes da equipe, a aprovação do arquiteto ou engenheiro encarregado deve constar no processo de seleção, juntamente com o histórico de planejamento e execução de outros trabalhos.


Marque uma visita ao escritório da construtora

Essa dica é bem simples e efetiva, já que visitar o escritório te dá um amplo leque de detalhes para avaliação e consideração e possibilita que você veja bem de perto que tipo de serviço os profissionais fazem e entregam para seus clientes. 


Para uma empresa que trabalha no ramo da construção e reforma, o escritório é como se fosse um cartão de visita. 


Ou seja, aquela velha desculpa de que - na casa do ferreiro o espeto é de pau - não deve ser levada em consideração.


Se no escritório da empresa você observar acabamentos mal feitos, infiltrações ou quaisquer outros detalhes que denotam descuidos com a obra ou serviço sem qualidade, saia correndo.


Fique por dentro do projeto e acompanhe os detalhes da construção

As empreiteiras que são de qualidade buscam sempre se empenhar para mostrar com clareza aos clientes todos os detalhes do projeto de reforma do escritório, por menor ou mais insignificante que pareçam. 


Questione a construtora sobre como as plantas são desenvolvidas  - se eles utilizam maquetes eletrônicas ou físicas  - isso faz toda a diferença e dão ao cliente uma visão mais profunda de como o escritório ficará após a reforma.


Quando estiver pesquisando a construtora não seja tímido e pergunte todos detalhes: 



  • tamanho dos cômodos; 
  • material empregado na reforma; 
  • revestimentos que serão utilizados;
  • número de vagas na garagem;
  • e qualquer outra dúvida que porventura surgir.


Ou seja, faça uma lista com todos os serviços que devem ser realizados e peça estimativas do prazo, do preço final e uma previsão de possíveis atrasos.


E lembre-se! O memorial descritivo dos serviços contratados deve ser o mais detalhado possível, isso protege você e seu escritório de uma reforma desastrosa. 


Quanto mais detalhes eles repassarem a você, maior tranquilidade você terá para fechar o negócio.


Agora partiu escolher a construtora?

 Com todas essas dicas você terá mais tranquilidade e segurança ao escolher uma construtora confiável para a reforma do seu escritório.


Lembre-se que você está dando um passo de muita importância na sua empresa e por isso ser criterioso nunca é demais a fim de que o sonho de um novo escritório seja realizado com sucesso.


Caso você queira ver algumas dicas do que fazer a reforma no escritório dos sonhos, você pode ver nosso último artigo que postamos sobre 10 Dicas Para Reformar seu Escritório.

Compartilhar

Por Camila Brito 08 mai., 2024
O BIM não é apenas uma ferramenta, mas sim uma mudança de paradigma que está moldando o futuro da construção civil. Saiba mais aqui!
Por Camila Brito 07 mai., 2024
O blog destaca a importância da ergonomia no design de interiores corporativos, visando promover o bem-estar e a produtividade dos funcionários. Aborda princípios como mobiliário ergonômico, iluminação adequada e espaços de descanso, ressaltando os benefícios para as empresas e os colaboradores.
Por Camila Brito 06 mai., 2024
Em um mundo onde a tecnologia redefine constantemente os limites do possível, a construção civil não fica para trás. Neste blog, mergulharemos nas profundezas da inovação, explorando como a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) estão transformando o setor, impulsionando a eficiência e a precisão, e desenhando o futuro da construção.
Por Camila Brito 03 mai., 2024
Descubra a importância da manutenção predial preventiva para prolongar a vida útil dos edifícios, reduzir custos de reparo, garantir a segurança dos ocupantes e valorizar o patrimônio imobiliário.
Show More
Share by: