+55 (11) 2659-4825
Rua Funchal, 538 - 14º andar 
04551-060 | Vila Olímpia - SP 

Obras em lajes corporativas: cuidados importantes para estes projetos

out. 13, 2022

Se você não compreende bem o que é uma laje, saiba que ela é a primeira cobertura de uma obra e o terceiro elemento de concreto armado que oferece a devida sustentação para a estrutura. 


Nada mais do que uma superfície plana de concreto armado que é dimensionada de forma a suportar e distribuir o peso do telhado e para dar sustentação à laje durante o processo de construção são usadas tábuas de madeira fixadas por escoras (de metal ou madeira).


Existem vários tipos de lajes, falaremos deles ao longo do artigo, porém os mais utilizados são: a laje pré-moldada/treliçada e a laje maciça com concreto armado ou protendido.


Escolher a opção ideal para a obra irá depender do tipo de construção.

Mas quando se fala em lajes corporativas e obras desse tipo alguns cuidados importantes devem ser observados. Leia sobre eles abaixo.

Lajes corporativas

Lajes - seus tipos e como escolher a ideal para sua obra corporativa

Agora que você entendeu o conceito do que é uma laje, vamos falar sobre seus vários tipos, mas antes, cabe ressaltar que elas são essenciais para a construção civil e entre suas principais funções destacamos que - as lajes separam pisos e/ou cobrem edificações. 


As lajes estão entre os elementos estruturais mais importantes de uma obra e quando bem executadas, melhoram o conforto acústico e térmico da obra.


Principais tipos de lajes

No mercado da construção civil existe uma ampla variedade de lajes disponíveis. Selecionamos as 5 principais e falaremos das suas características agora.

  • Alveolar: formada por grandes peças de concreto com cavidades ocas. Esse tipo proporciona rapidez na instalação e não exige armação ou acabamento. Tende a ser mais usada em obras de infraestrutura.

  • Maciça: a mais usada no Brasil por ser de fácil execução. Esse tipo consiste numa malha de vergalhões de aço inseridos em uma fôrma de madeira onde depois será  despejado concreto dentro. É uma estrutura resistente, porém com pouca maleabilidade e bastante pesada.

  • Nervurada: como a maciça, é moldada no canteiro de obras, mas feita por nervuras interligadas por uma mesa de compressão, Essa laje é mais utilizada quando há vãos de grande porte a serem cobertos, já que ela é mais leve e permite diminuir o peso total da estrutura.

  • Protendida: conhecida também por laje com armaduras ativas, essas estruturas são mais finas e conseguem suportar vãos maiores do que as maciças, pois as placas passam por um processo de protensão o que confere um aumento de resistência do elemento estrutural.

  • Pré-fabricada: são as lajes de estruturas prontas, ou seja, já chegam à obra praticamente finalizadas. São utilizados vários tipos de materiais, podendo elas serem feitas de: isopor, cerâmica ou painéis treliçados. Esse tipo é bastante econômico e também favorece na questão da praticidade - mas a ressalva é de que elas costumam ser menos resistentes.

Como escolher e fazer as lajes em obras corporativas?

O tipo de laje escolhido depende proporcionalmente do tipo da obra. E quando se fala em lajes corporativas o cuidado na escolha deve ser ainda maior, já que em prédios mais altos, o ideal é trabalhar com lajes mais maciças e bidirecionais, de forma a distribuir melhor os carregamentos. Para prédios mais baixos, por sua vez, isso não é necessário.

Mas, sempre que possível, o ideal é alternar a direção de apoio das lajes, isso porque nos pavimentos intermediários, há pavimentos em cima, que carregam os de baixo, criando uma pré-compressão, porém na laje final não há esse carregamento.

Outro cuidado importante para obras em lajes corporativas é a movimentação térmica, já que quando esquentam muito, as lajes passam por um processo natural de expansão - ou caso esfriem excessivamente, elas se retraem.

Ao realizar esse movimento de expansão e retração a laje pode puxar a alvenaria junto - por isso para lajes corporativas o ideal é usar um material que deslize a laje na base em que ela encontra-se apoiada.

Esse material para o “deslize” pode ser: mantas, beirais, borrachas especiais, ou até papel kraft. Também há outra solução: dividir as lajes em partes menores durante o dimensionamento delas.

Mas existem ainda outros cuidados na edificação de lajes corporativas que falaremos abaixo.

Cuidados que devem ser tomados para obras em Lajes Corporativas

Quando falamos de uma obra em laje corporativa, seja de pequeno ou grande porte, todo um cuidado deve ser tido, em todos os aspectos:

  • escolha de materiais;
  • mão de obra;
  • seleção da empresa responsável;
  • contratação de arquitetos e engenheiros;
  • entre outros.

Por isso abaixo falaremos sobre alguns cuidados de extrema importância nesse tipo de obra.

Não altere o sistema estrutural da edificação sem acompanhamento profissional

Nunca é exagerado lembrar, por isso reforçaremos: a estrutura tradicional da edificação – ou seja, a parte da construção que é composta por:

  • fundação
  • pilares
  • vigas
  • e é claro as lajes

Esse conjunto acima  jamais deve ser alterado nos projetos de obras de lajes corporativas sem o aval do profissional de engenharia responsável pela obra. 


Ao fazer qualquer  intervenção indevida  - sem acompanhamento profissional  - podem ocorrer problemas que comprometem a segurança da construção -  podendo inclusive levar a edificação à ruína!

Uma obra ou reforma em lajes corporativas em geral são partes de reconstruções ou mesmo alterações feitas geralmente em escritórios, portanto, o prédio deve conter uma estrutura de grande porte.

Contratar um serviço especializado em reforma de lajes corporativas é imprescindível

Obras em lajes corporativas requerem a contratação de um serviço de reforma especializado, já que na maior parte das situações, tais obras consistem numa modernização da estrutura e também da parte estética do ambiente - o que inclui novos elementos arquitetônicos, necessitando assim de profissionais experientes na área.

Além de estética, essas reformas podem ser realizadas para reparar danos estruturais, conservando funcionalidade do ambiente, mas melhorando a sua infraestrutura.

Esses profissionais que atuam com lajes corporativas realizam uma análise minuciosa do espaço que passará pela reforma, com a finalidade de definir os métodos mais adequados e materiais ideais.

Contratar um serviço de reforma com experiência em lajes corporativas é de vital importância para que as propriedades estruturais e estéticas sejam preservadas de forma adequada e recebam aquele upgrade que você busca.

Compartilhar

Por Camila Brito 08 mai., 2024
O BIM não é apenas uma ferramenta, mas sim uma mudança de paradigma que está moldando o futuro da construção civil. Saiba mais aqui!
Por Camila Brito 07 mai., 2024
O blog destaca a importância da ergonomia no design de interiores corporativos, visando promover o bem-estar e a produtividade dos funcionários. Aborda princípios como mobiliário ergonômico, iluminação adequada e espaços de descanso, ressaltando os benefícios para as empresas e os colaboradores.
Por Camila Brito 06 mai., 2024
Em um mundo onde a tecnologia redefine constantemente os limites do possível, a construção civil não fica para trás. Neste blog, mergulharemos nas profundezas da inovação, explorando como a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) estão transformando o setor, impulsionando a eficiência e a precisão, e desenhando o futuro da construção.
Por Camila Brito 03 mai., 2024
Descubra a importância da manutenção predial preventiva para prolongar a vida útil dos edifícios, reduzir custos de reparo, garantir a segurança dos ocupantes e valorizar o patrimônio imobiliário.
Show More
Share by: