+55 (11) 2659-4825
Rua Funchal, 538 - 14º andar 
04551-060 | Vila Olímpia - SP 

Isolamento Acústico

Victor Moraes • nov. 16, 2021

Como fazer um bom isolamento.



Todo mundo que já trabalhou ou trabalha em um escritório com outros colaboradores, sabe como tem ruído no ambiente tanto ruído externo quanto interno. Por mais que o escritório seja silencioso e as pessoas falem pouco, ainda tem o barulho externo que é difícil de conter. Já que os barulhos externos são mais altos e incontroláveis. Por isso que é o projeto arquitetônico tem que contemplar a acústica e com diminuir.


Os departamentos de uma mesma empresa podem também se atrapalhar com ruídos gerados, por exemplo: Imagine que o departamento de vendas fique ao lado das salas de reuniões, então sempre que tiver uma reunião vai ser atrapalhada pelo setor de vendas que sempre esta em ligações com os clientes. Isso pode gerar atritos e problemas na empresa, podendo até a sala de reuniões, deixar de ser utilizada pelos colaboradores.



Para começar a planejar o isolamento acústico para o escritório, vai ser necessário entender a dinâmica da empresa, saber quais áreas tem que fazer reuniões e quais áreas utilizam bastante do telefone para falar com clientes. Por exemplo uma agência de publicidade aonde a área de atendimento ao cliente precisa de silencio para falar com o cliente e o cliente não se sinta incomodado com o atendimento e o barulho, já a área de criação precisa estar em constante comunicação e sempre fazendo reuniões para fazer o seu trabalho, o que gera muito barulho podendo atrapalhar as outras áreas. Por isso, em um projeto, essas áreas vão precisar de isolamento e ficar longe uma das outras para não se atrapalharem e prejudicar a empresa.


Agora pensando em um escritório de advocacia, vai ser necessário bom isolamento entre as áreas, por exemplo entre as salas de atendimento e reunião e a recepção para que o sigilo da conversa advogado cliente seja mantida. 


A próximo passo para planejar o isolamento é escolher as divisórias certas, por exemplo os dois casos que foram falados anteriormente: O escritório de advocacia não vai precisar de divisórias acusticamente muito boas, pois serão apenas poucas pessoas conversando então o ruido gerado vai ser baixo, já na agencia de publicidade será uma equipe inteira em reunião e conversando, precisando de uma divisória que consegui isolar todo esse som.

Para o bom isolamento acústico use matérias como alvenaria, concreto, chapas metálicas, vidros laminados. Se as paredes forem de DryWall faça paredes duplas que aumentara a divisão acústica, podendo ser possível colocar espumas e lãs acústicas entre elas para aumentar o isolamento. As lãs e espumas acústicas também podem ser colocadas em outros tipos de paredes para fazer o isolamento acústico, mas também podem ser utilizados matérias que não tem a finalidade acústica, por exemplo o carpete que ajuda no isolamento acústico, mas não foi feito com essa finalidade.


Além de todos esses pontos, devemos ficar atentos as portas e janelas, que são por onde muitos ruídos passam, já que normalmente não são tão grossas que nem paredes. Dessa maneira são pontos importantes para a conclusão de seu projeto acústico, juntamente com a escolha de matéria e mão de obra de qualidade, que faz todo a diferença no final.


Quer saber mais? Fale com a BR Work, adoraríamos te ajudar


Compartilhar

Por Camila Brito 08 mai., 2024
O BIM não é apenas uma ferramenta, mas sim uma mudança de paradigma que está moldando o futuro da construção civil. Saiba mais aqui!
Por Camila Brito 07 mai., 2024
O blog destaca a importância da ergonomia no design de interiores corporativos, visando promover o bem-estar e a produtividade dos funcionários. Aborda princípios como mobiliário ergonômico, iluminação adequada e espaços de descanso, ressaltando os benefícios para as empresas e os colaboradores.
Por Camila Brito 06 mai., 2024
Em um mundo onde a tecnologia redefine constantemente os limites do possível, a construção civil não fica para trás. Neste blog, mergulharemos nas profundezas da inovação, explorando como a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) estão transformando o setor, impulsionando a eficiência e a precisão, e desenhando o futuro da construção.
Por Camila Brito 03 mai., 2024
Descubra a importância da manutenção predial preventiva para prolongar a vida útil dos edifícios, reduzir custos de reparo, garantir a segurança dos ocupantes e valorizar o patrimônio imobiliário.
Show More
Share by: