Entenda como funciona uma obra Turn Key

Victor Moraes • 20 de maio de 2021

Entenda como funciona uma obra turn key

Planejar e realizar uma obra é um grande desafio, porque é necessário conversar com vários fornecedores, contratar mão de obra, gerenciar contratos de todos os serviços, definir prazos, entre outros. Ou seja, é preciso ter muito tempo para se dedicar à obra.

Mas, nem sempre quem deseja fazer uma construção ou reforma, tem essa disponibilidade. Por isso, um tipo de contrato de obra que está sendo cada vez mais utilizado é o turn key.

Ele é uma ótima solução para quem deseja praticidade no gerenciamento de construções. Sendo assim, se você está pensando em fazer uma construção ou reforma, precisa conhecê-lo.

A seguir, vamos explicar o que é obra turn key, como funciona e quais benefícios oferece para seus projetos. Confira!

Obra turn key
O que é turn key

A expressão em inglês “turn key” pode ser traduzida para o português como “chave na mão”. Por isso, ela é perfeita para nomear o contrato turn key, em que um cliente contrata um fornecedor para realizar toda a obra, desde o início até a entrega da chave ao contratante.

É o fornecedor contratado que deve, por exemplo, negociar com outros fornecedores e cuidar de todas as áreas da obra, como estrutural, elétrica e hidrossanitária. Depois de assinar o contrato turn key, o cliente realmente só precisa esperar a “entrega da chave”.

Dessa forma, a realização da obra se torna bem mais prática e tranquila para o contratante. Porém, é muito importante lembrar que cada etapa e detalhe do projeto, como prazos, orçamento e resultados, devem ser bem definidos no contrato. Afinal, depois de assinado, o fornecedor contratado vai seguir o que foi combinado ali.

O contrato turn key está se popularizando especialmente em obras de espaços empresariais. Mas, ele também pode ser usado para outros tipos de construções em que o cliente não tem tempo para se dedicar ao projeto ou não deseja ter tanto trabalho.

Como funciona uma obra turn key

Para fazer uma obra turn key, o cliente deve pesquisar diversos fornecedores e encontrar um de confiança e qualidade para realizar o serviço. Ambos têm que discutir os detalhes do projeto, assinar o contrato e, depois, o fornecedor executa toda a obra. Quando o trabalho é finalizado, o contratado recebe o valor que foi combinado com o contratante.

Entretanto, antes de fechar o negócio, o cliente precisa saber que existem dois tipos de contrato turn key. São eles:

EPC

O contrato EPC é o Engineering, Purchase, Construction, ou em português, Engenharia, Compra, Construção. Nesse modelo, o fornecedor contratado deve fazer o projeto da obra, comprar os materiais necessários e realizar a parte prática da construção.
Ou seja, essa empresa contratada precisa ter colaboradores que trabalham com o planejamento, como engenheiros e arquitetos, e também profissionais que executam todas as etapas práticas do serviço.

A compra de materiais é feita pelo fornecedor, mas o dinheiro utilizado para adquirir as peças pode ser do próprio capital da empresa ou dinheiro do contratante. Esse detalhe deve ser definido durante a formulação do contrato.

EPCM

Já o EPCM significa Engineering, Purchase, Construction Management, ou em português, Engenharia, Compra, Gerenciamento de Construção. Nesse caso, em vez de a empresa responsável pela obra realizar a parte prática da construção, ela apenas faz a gestão dessa etapa.
Assim como no EPC, o fornecedor que assina o contrato EPCM também precisa elaborar o projeto e comprar os materiais que serão utilizados na obra.

Benefícios de escolher o turn key

O contrato turn key veio para facilitar a realização de construções e reformas. Mas, além disso, ele ainda fornece outros benefícios para os clientes que escolhem esse tipo de obra. Veja, agora, as 5 principais vantagens de fazer um projeto com esse tipo de contrato:

Mais praticidade 

O benefício mais conhecido do turn key é a praticidade que ele traz para os projetos de construção civil. Afinal, o cliente só precisa encontrar uma única empresa confiável e experiente para realizar toda a obra.

Então, as reuniões com diversos fornecedores, a contratação de mão de obra, compra de materiais e o gerenciamento de vários contratos de uma só vez não fazem mais parte de seu dia a dia. Ele tem apenas um contrato para gerenciar e deve acompanhar o serviço para garantir que tudo está saindo da forma planejada.

Redução de riscos para a contratante

Como a empresa contratada assume a responsabilidade sobre os demais fornecedores contratados, os riscos legais para o cliente diminuem. Além disso, nesse tipo de obra, o contratante precisa cuidar de apenas um contrato. Sendo assim, é mais fácil e rápido observar se a empresa contratada está descumprindo algum acordo.

Agilidade na obra

Uma obra turn key é finalizada em um tempo menor que uma obra tradicional, porque todos os profissionais envolvidos respondem para a mesma empresa. Então, é mais fácil organizar os horários de trabalho de todos para otimizar o tempo de construção, sem que nenhuma equipe atrapalhe a outra.

E, ainda, como nesse tipo de contrato o fornecedor recebe o pagamento apenas após completar todo o trabalho, ele se empenha para garantir que a obra seja finalizada rapidamente e não haja atrasos.

Resultado mais uniforme

Quando mais de uma empresa é contratada para realizar uma obra, é difícil haver uniformidade no resultado. Isso não acontece muito, porque não há tanto diálogo e, consequentemente, sintonia entre todas elas.

Já quando uma empresa é responsável pelo gerenciamento de todas as etapas, as equipes têm mais contato. Desse modo, elas conversam mais e conseguem definir padrões para as atividades. Com isso, o resultado fica mais uniforme e atraente.

Apoio após a finalização do serviço

Mesmo após a “chave na mão”, a empresa contratada tem que fornecer uma garantia em que se responsabiliza por problemas no serviço realizado, como relacionados aos materiais ou às suas instalações.

Se quiser, o cliente ainda pode contratá-la para treinar os profissionais que cuidarão do espaço. Dessa forma, ele tem menos trabalho e fecha negócio com uma empresa que sabe que presta serviços de qualidade.

A obra turn key facilita bastante o dia a dia do contratante e faz com que seu projeto tenha um excelente resultado. Por isso, se você precisa fazer uma obra, mas não tem o tempo tradicional para se dedicar a ela, invista em um contrato turn key para tornar possível seu objetivo.

E, caso queira saber mais detalhes sobre a obra turn key e como a BRWK atua nesse tipo de trabalho, entre em contato conosco! 

Compartilhar

Por Camila Brito 24 de abril de 2025
Uma arquitetura eficiente vai muito além da estética — ela representa economia, conforto, inovação e responsabilidade.
Por Camila Brito 23 de abril de 2025
Derrubar paredes pode ser o primeiro passo para construir uma cultura mais colaborativa, eficiente e conectada. Mas essa decisão deve ser estratégica e pensada com cuidado, respeitando a identidade da empresa e as necessidades reais de cada equipe.
Por Camila Brito 16 de abril de 2025
O design corporativo de 2026 será centrado nas pessoas, flexível, conectado à tecnologia e comprometido com o futuro do planeta.
Por Camila Brito 14 de abril de 2025
Adaptar um escritório pequeno para uma equipe em expansão exige criatividade, planejamento estratégico e, principalmente, soluções que valorizem cada centímetro disponível.
Por Camila Brito 11 de abril de 2025
Projetar um escritório acessível é um passo importante para construir ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.
Por Camila Brito 8 de abril de 2025
O ambiente de trabalho vai muito além de mesas e cadeiras. O layout do escritório tem impacto direto na performance da equipe, na forma como as pessoas interagem e até na produtividade diária.
Mostrar mais