Importância da iluminação

iluminação para escritório • 23 de junho de 2021

Importância da 
iluminação


Usar uma boa iluminação faz muita diferença na seu comercio, na hora de expor as mercadorias é muito importante avaliar essa disciplina pois a iluminação realça todos os produtos e atraem muito mais consumidores.


Importância da iluminação
 
A escolha da iluminação deve ter como intuito, além de chamar a atenção, o de criar uma atmosfera agradável e relacionar-se com a identidade da loja. Quando usada corretamente pode ser considerada um fator de diferenciação frente à concorrência por destacar mais a loja, além de criar uma relação harmoniosa com os produtos expostos. A ideia é realçar o ambiente e os produtos sem sobrecarregá-los, evitando que o conjunto fique cansativo e poluído visualmente. Por ser um assunto tão importante e que causa grandes impactos na ambientação de uma empresa, já existem firmas e profissionais especializados em Luminotecnia (ou também Luminotecnia), que é o estudo da aplicação de iluminação artificial tanto em espaços interiores como exteriores.
Para se criar um belo ambiente no interior da loja e/ou realçar a vitrine, é necessário conhecer os tipos de lâmpadas, as possíveis maneiras de iluminar um ambiente, as vantagens e desvantagens de cada uma e também que efeitos de cores estas produzem nas mercadorias.
Entre os tipos de lâmpadas usadas em vitrines e interiores de lojas estão as refletoras, dicroica, halógenas e fluorescentes.

As lâmpadas refletoras e as dicroicas são consideradas fontes quentes e devem ser usadas em locais onde as pessoas não permaneçam por muito tempo devido ao fato de esquentarem demais. Quando usadas em vitrines, devem ser colocadas a uma distância de 1m a 3m uma da outra. Também é importante tomar cuidado com a distância em que estas lâmpadas ficam das mercadorias, pois podem danificá-las, alterando a cor da parte mais exposta causando assim a perda da mesma. Estas lâmpadas também não são muito econômicas.

As halógenas incandescentes, encontradas em diversos modelos, são as únicas que reproduzem fielmente a luz do dia, portanto respeitam as cores. Embora sejam mais caras, duram muito mais tempo e são bem mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes comuns. O único cuidado é que se forem tocadas e logo acesas, podem explodir por causa da umidade das mãos.
As fluorescentes também são chamadas de lâmpadas frias e são encontradas em diversos modelos. A luz é distribuída por igual, precisando de complementação de iluminação. Porém são econômicas, de temperatura baixa e sua boa intensidade pode resolver problemas de reflexão nos vidros das vitrines.

Conhecendo os tipos de lâmpadas, já é possível definir, para dentro de um ambiente, os efeitos de iluminação.

LUZ DIRIGIDA – Quando a luz é direcionada para um plano de trabalho ou um objeto incidindo de uma direção em particular. Isto pode ser conseguido através de lâmpadas refletoras e dicróica. Com uma iluminação de foco, os produtos tendem a possuir certa exclusividade, dando maior valor agregado para uma determinada sessão de peças ou mercadoria que se queira destacar. Mas para que haja foco, deve haver sombra. Esta técnica deixa o ambiente suntuoso e aconchegante.

LUZ DIFUSA -Iluminação onde a luz, no plano de trabalho ou num objeto, não incide de um foco direcionado em particular. Esta técnica de iluminação se utiliza de materiais e cores de boa reflexão no ambiente para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante, tornando as sombras menos marcadas e mais suaves. Para se obter uma luz difusa sem ofuscamento deve-se usar lâmpadas não aparentes. Artifícios úteis para isto é usar, nas luminárias e na instalação, vidro fosco, acrílico e outros difusores ou então luminárias com foco de luz direcionado para área não conflitante com as pessoas nem voltados para objetos e planos específicos. Evite focar este tipo de iluminação em superfícies de tons médios ou escuros, pois darão um resultado muitíssimo escuro, chegando até 100% mais escuro que o tom da superfície.

A iluminação interfere nas cores e quando deficiente em luz reflete cores pastéis e sem vida, mas quando está bem posicionada e em boas condições, exalta as cores e chama atenção na medida adequada para as mercadorias.

Assim dentro de uma loja é necessário que haja a iluminação geral funcional, mas com toques da iluminação de foco para criar alguns efeitos que fazem toda a diferença no ambiente. É importante destacar que para lojas de rua a iluminação interna deve ser maior do que a externa para que o vidro da vitrine não se torne espelho e impossibilite aos clientes enxergarem as mercadorias. Quando isso acontece, clientes interessados precisam encostar o rosto no vidro para poder ver os objetos expostos na vitrine. Outra situação que provoca o efeito espelho é quando são expostos muitos objetos pretos nas vitrines de rua. Esta cor deve ser usada apenas em alguns detalhes da decoração para não atrapalhar. Capriche na iluminação de sua loja e boas vendas.

Compartilhar

Por Camila Brito 12 de junho de 2025
Quando falamos em produtividade no ambiente de trabalho, muitos pensam em metas, processos ou ferramentas tecnológicas.
Por Camila Brito 10 de junho de 2025
Em um cenário corporativo cada vez mais acelerado, falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho deixou de ser um diferencial — passou a ser uma necessidade.
Por Camila Brito 9 de junho de 2025
A Internet das Coisas (ou Internet of Things, em inglês) é a tecnologia que permite que dispositivos físicos se conectem à internet e troquem dados entre si de forma automática.
Por Camila Brito 6 de junho de 2025
A diversidade tem se consolidado como um valor fundamental nas empresas modernas. Mas promover a inclusão vai além de políticas e discursos: ela precisa estar presente também no espaço físico.
Por Camila Brito 5 de junho de 2025
Atrair e reter talentos nunca foi tão desafiador. Em um mercado competitivo e dinâmico, as empresas precisam ir além de salários e benefícios: é preciso construir uma marca empregadora forte — o chamado employer branding.
Por Camila Brito 30 de maio de 2025
A maneira como nos sentimos em um espaço vai muito além da estética. O conforto, a concentração, a criatividade e até a motivação são influenciados por elementos que estimulam os nossos sentidos.
Mostrar mais