Engenharia sustentavel

BRWork • 5 de outubro de 2021

Construção com sustentabilidade

Hoje vemos as cidades crescendo ainda mais, e cada vez mais prédios e construções sendo feitos, sendo que o setor da construção civil é um dos que mais consomem recursos naturais. Então além do desmatamento para dar lugar a construção, a obra vai acabar agredindo indiretamente de outras maneiras o meio ambiente natural.



O grande consumo de matéria prima natural se dá pelas dimensões de um imóvel e pelo o tipo de recursos utilizados, que são de baixo valor agregado como terra, areia, pedra e ferro. Além disso, o desperdício em canteiros também contribui com esse consumo. Porem hoje já temos formas de diminuir o desperdício e de reciclar entulho, podendo triturar concreto e tijolos para fazer areia para alguns usos na construção, podendo ser feito no próprio canteiro com um trituradora de entulho. Com isso temos empresas especializadas em reciclar entulho para fabricar matérias para obras, como argamassa por exemplo.

Obra sustentável
Algumas empresas da área da construção civil tão inovando em técnicas de construção sustentáveis, como usar bambu, tanto para construção de andaimes, como para fazer concreto armado, com o bambu substituindo o ferro. O bambu por ser o recurso renovável tornasse mais sustentável que o ferro, porem ele não surgiu com a onda sustentável, sendo usado a muito tempo na construção na China e no Japão.

Com a onda da sustentabilidade atingindo o setor da construção civil fica cada vez mais fácil ser sustentável. Pois hoje já temos técnicas e matérias facilmente acessados, para poder fazer uma obra sustentável, como telhas ecológicas, bioconcreto, areia reciclada entre outros. Porém ainda falta algumas coisas para melhorarmos, como os empresários aceitarem a ideia e pararem de pensar que o desempenho de um produto reciclado é pior e incentivo fiscal do governo para que entre mais facilmente nos projetos, pois abaixara os custos.

Quer saber mais? Fale com a gente, iremos te ajudar

Compartilhar

Por Camila Brito 24 de abril de 2025
Uma arquitetura eficiente vai muito além da estética — ela representa economia, conforto, inovação e responsabilidade.
Por Camila Brito 23 de abril de 2025
Derrubar paredes pode ser o primeiro passo para construir uma cultura mais colaborativa, eficiente e conectada. Mas essa decisão deve ser estratégica e pensada com cuidado, respeitando a identidade da empresa e as necessidades reais de cada equipe.
Por Camila Brito 16 de abril de 2025
O design corporativo de 2026 será centrado nas pessoas, flexível, conectado à tecnologia e comprometido com o futuro do planeta.
Por Camila Brito 14 de abril de 2025
Adaptar um escritório pequeno para uma equipe em expansão exige criatividade, planejamento estratégico e, principalmente, soluções que valorizem cada centímetro disponível.
Por Camila Brito 11 de abril de 2025
Projetar um escritório acessível é um passo importante para construir ambientes mais humanos, inclusivos e produtivos.
Por Camila Brito 8 de abril de 2025
O ambiente de trabalho vai muito além de mesas e cadeiras. O layout do escritório tem impacto direto na performance da equipe, na forma como as pessoas interagem e até na produtividade diária.
Mostrar mais