+55 (11) 2659-4825
Rua Funchal, 538 - 14º andar 
04551-060 | Vila Olímpia - SP 

4 dicas para reformar empresa sem parar a operação

out. 11, 2022

Chegou  aquele momento em que sua empresa cresceu e precisa melhorar o espaço físico e ampliar as instalações, de forma a deixar o ambiente da sua empresa:

  • com um ar agradável;
  • dotado de um ambiente otimizado;
  • com mobiliário moderno e funcional.

Mas aí surge aquela preocupação - como fazer a reforma sem parar as operações da empresa? Essa é uma questão importante e necessária de atenção de forma a evitar dores de cabeça, prejuízos financeiros e atrasos de cronograma.

Por isso escolhemos as melhores dicas para você reformar sua empresa sem precisar parar a operação de trabalho.

Obra na empresa

Vou reformar minha empresa… quais as primeiras providências a tomar?

Antes de iniciar a reforma em sua empresa, o primeiro passo é realizar uma avaliação com um profissional ou empresa especializada em reformas empresariais, dando preferência a uma equipe que seja integrada tanto por arquitetos, quanto por engenheiros.


Após o levantamento de quais serão as necessidades específicas a serem sanadas para o seu negócio e repassar essas informações para a equipe escolhida - assim eles terão capacidade técnica de lhe orientar sobre as soluções mais eficazes e que se encaixam mais adequadamente ao projeto.


Todos esses fatores precisam ser levados em consideração antes de começar a obra, de forma que você precisa tenha conhecimento sobre cada passo do planejamento de execução da reforma:

  • o que será feito
  • como será feito
  • datas previstas de início e término
  • profissionais envolvidos
  • previsão de custos

a fim de organizar a sua empresa para minimizar possíveis interferências na produtividade e qualidade operacional de seu negócio. Para tanto - algumas perguntas precisam ser respondidas. Vamos à elas.

Quem serão os profissionais responsáveis?

As questões de tempo necessário e dinheiro investido são fundamentais quando tratamos de reforma em empresas.

Então, contar com uma equipe de profissionais capacitados e experientes em reformas empresariais para conduzir a obra com cuidado, evitando atrasos no cronograma, desperdício de materiais, retrabalhos, alterações na produtividade ou questões que afetem o futuro da empresa.

Portanto - nada de contratar profissionais sem experiência ou optar pelo “mais barato” - já que economias nessa etapa podem render prejuízos e dores de cabeça mais a frente.

O foco é contratar profissionais que sejam especialistas em reformas empresariais, para otimizar o tempo e manter a empresa funcionando durante o processo.

Quais materiais serão utilizados?

A escolha dos materiais também é decisiva quando se fala em garantir os resultados esperados para a reforma, então o ideal é investir em qualidade e durabilidade.

Vale a pena ouvir a opinião dos profissionais que conduzem o projeto, pois eles poderão dar boas indicações sobre quais os materiais mais adequados levando em conta o custo/benefício e também optando por aqueles que não prejudiquem as operações de trabalho, de acordo com as necessidades da empresa.

Os materiais usados podem ser um fator determinante para sua empresa atuar quase que normalmente, sem fechar totalmente pela questão da reforma.

Que imagem seu negócio quer passar após a reforma?

Para isso, será necessário desenvolver um projeto arquitetônico, pensando nos aspectos de design e decoração.

Um bom arquiteto vai trabalhar visando a imagem escolhida por você, ou seja, como sua empresa será vista e lembrada para outrem após as alterações da reforma - por exemplo: se a ideia é um ambiente mais despojado, mais alegre ou mais profissional.

Afinal, quem entrar na empresa terá uma impressão sobre ela, por isso observar:

  • a boa otimização do espaço
  • ambientes que reforcem a identidade visual da empresa
  • um espaço de trabalho aconchegante e agradável

São aspectos que podem sim transmitir a cultura e os valores da sua empresa.

Com todas as perguntas acima respondidas - passamos às dicas que auxiliam você a reformar sua empresa sem ser necessário parar a operação.

Quatro dicas bacanas para reformar sua empresa - sem precisar suspender o trabalho

Para que o trabalho prossiga quase que de maneira normal durante a reforma, selecionamos quatro dicas bem importantes que te auxiliarão a manter o fluxo de trabalho neste período.

Pegue papel e caneta e faça suas anotações!

A reforma deve ser bem planejada

Amadurecer bem a ideia da reforma com antecedência vai evitar  que você e sua equipe passem por esse momento de transição com turbulências e incômodos. Ao realizar esse planejamento você conseguirá encontrar formas que atuem o stress e deixem a sua equipe motivada pelas mudanças e não receosa delas.

Ao planejar a reforma da sua empresa, você deve inclusive criar um cronograma detalhado das obras para que elas fluam sem grandes percalços, evitando afetar a produtividade do trabalho ou extrapolar o orçamento elaborado.

Evite mudanças radicais!

O fato de você querer melhorar aspectos da sua empresa ou precisar reformar alguns cômodos para proporcionar melhores condições de trabalho para a equipe e um ambiente mais confortável para os clientes não significa necessariamente que você coloque a estrutura abaixo ou apele para mudanças radicais.

Com certeza existem aspectos na sua empresa que você goste e queira manter – e isso é ótimo - pois gera economia financeira, de tempo e evita grandes impactos na operacionalidade.

Faça a reforma uma parte de cada vez

Caso você tenha imóveis vagos à disposição para realocar a empresa  temporariamente durante a reforma, pode pular esse tópico.

Mas caso não, opte por fazer a reforma cômodo a cômodo, ou o andar inteiro de uma só vez,  de forma a haver um rodízio da equipe para ocupação de espaços alternativos, como as salas de reuniões, por exemplo.

Para reformas que envolvem também a expansão da empresa, uma ideia interessante é já de início construir os novos espaços para que eles sejam ocupados pela equipe durante a reforma dos seus referidos cômodos.

Organização e segurança são palavras de ordem

Lembre-se de  - antes de iniciar a reforma, organizar, catalogar e guardar em segurança:

  • orçamentos;
  • contratos;
  • notas fiscais;
  • recibos;
  • escopos do serviço;
  • termos de cumprimento de prazos;
  • certificados de garantias.

e outros documentos referentes às obras e também todos os documentos da sua empresa:

  • dados de clientes;
  • cadastro dos colaboradores;
  • planilhas financeiras;
  • entre outros.


Dessa forma, você não passará pelo inconveniente de perder papéis importantes ou colocar dados pessoais e empresariais à disposição de cidadãos mal intencionados.

Isso nos leva a mais uma questão de segurança - evite deixar a sua obra sozinha ou sem supervisão. Esteja sempre por perto - afinal - você é o maior interessado de que tudo saia nos conformes.


E aí? As dicas do artigo de hoje te ajudaram? Comenta pra nós!

Compartilhar

Por Camila Brito 08 mai., 2024
O BIM não é apenas uma ferramenta, mas sim uma mudança de paradigma que está moldando o futuro da construção civil. Saiba mais aqui!
Por Camila Brito 07 mai., 2024
O blog destaca a importância da ergonomia no design de interiores corporativos, visando promover o bem-estar e a produtividade dos funcionários. Aborda princípios como mobiliário ergonômico, iluminação adequada e espaços de descanso, ressaltando os benefícios para as empresas e os colaboradores.
Por Camila Brito 06 mai., 2024
Em um mundo onde a tecnologia redefine constantemente os limites do possível, a construção civil não fica para trás. Neste blog, mergulharemos nas profundezas da inovação, explorando como a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) estão transformando o setor, impulsionando a eficiência e a precisão, e desenhando o futuro da construção.
Por Camila Brito 03 mai., 2024
Descubra a importância da manutenção predial preventiva para prolongar a vida útil dos edifícios, reduzir custos de reparo, garantir a segurança dos ocupantes e valorizar o patrimônio imobiliário.
Show More
Share by: